IFRN recebe Olimpíada Brasileira de Robótica

O Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sedia neste final de semana (sábado, 31, e domingo, 1º) a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento vai de 9h às 17h, com entrada gratuita.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) tem o objetivo de incentivar os jovens às carreiras científico-tecnológicas, além de identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem.

A OBR é estruturada em duas modalidades competitivas: teórica e prática. Na modalidade prática, participam 291 equipes do Rio Grande do Norte. Nesta etapa, os competidores terão de construir e programar um robô. Em sua programação, o robô deve ser capaz de desviar de escombros, superar terrenos irregulares, transpor caminhos desconhecidos, além de subir montanhas. O objetivo final é conseguir salvar vítimas em um ambiente que simula um cenário de demolição.

As equipes de nível médio competirão no sábado, e as do fundamental, no domingo. Os melhores colocados na simulação de resgate das vítimas se classificarão para a etapa nacional, que acontecerá em outubro, no Rio Grande do Sul.